IMG_9512

Pós-operatório

O pós-operatório é o momento que inicia-se ao final do procedimento cirúrgico e finaliza-se por volta de 1 ano após a cirurgia, sendo cercado de cuidados e dúvidas, sendo essencial o solucionamento das dúvidas mais comuns.

E vamos lá, quais são as dúvidas mais comuns dos pacientes?

Meus pontos serão “colados” ?

Geralmente os pacientes se referem ao pontos internos, chamados de sutura intradérmica absorvível, como sendo “colados”, e sim, na grande maioria das cirurgias realizamos estes pontos internos.

Mas existe a cola de verdade né?

Sim, existe uma cola cirúrgica, muito parecida com a “supercola” ou “Superbonder” que utilizamos em casa, no entanto, esta é de uso médico. Outro fator seria que ela não substitui as múltiplas camadas de pontos internos, ela tem o intuito apenas de facilitar os cuidados em casa com a ferida operatória.

Quais alimentos devo evitar no pós-operatório?

Deve-se evitar comidas ricas em gordura, sódio, açúcar ou cruas, em virtude da maior retenção de líquidos, retardando a recuperação cirúrgica. Já as comidas cruas devem ser evitadas pelo risco de intoxicação alimentar.

Então como deve ser a minha alimentação?

Deve ser rica em líquidos (água, água de coco, sucos naturais), verduras, frutas, alimentos ricos em fibras e minerais. Ou seja, alimentos que promovam uma recuperação cirúrgica mais rápida.

Devo usar meias elásticas?

Sim, as meias elásticas serão indicadas em praticamente todas as cirurgias e deverão ser utilizadas por no mínimo de 7-10 dias, ou seja, as mesmas são indicadas para diminuir o risco de trombose venosa profunda.

Vou precisar das injeções contra trombose no pós-operatório?

Toda prática na Medicina deve ser baseada em evidências científicas, ou seja, baseada em estudos científicos e não em “achismos”. Desta maneira, a indicação e duração das injeções de Enoxaparina (“injeção contra trombose”) deve ser baseada nos fatores de risco envolvidos na cirurgia (idade do paciente, porte da cirurgia, comorbidades, entre outros fatores) e não porque a amiga ou vizinha fez uso quando foi operada, pois o seu uso também implica em riscos a saúde se indicados de maneira incorreta.

Vou precisar usar modeladores no pós-operatório?

Depende da cirurgia em questão, como por exemplo, as indicações mais comuns são em lipoaspirações, cirurgias das mamas, abdome, lifting facial e otoplastia.

Lembrando ainda, que existem as placas modeladoras, muito indicadas após as lipoaspirações, pois diminuem o edema e previnem as irregularidades da área operada.

Quando vou ter vida normal?

Depende da cirurgia em questão, no entanto, as práticas habituais de vida podem ser retornadas, na maioria das vezes, por volta dos 2 meses de cirurgia, mas o seu médico deverá ser consultado.

Como devo andar, dormir ou agir?

Todas estas orientações serão passados tanto verbalmente quanto por escrito, pois devem ser seguidas rigorosamente, pois caso contrário, existe o risco de surgir irregularidades na pele, cicatrizes grossas e desalinhadas, entre outras alterações.

Quer saber mais sobre outros assuntos? Então acesse o link abaixo:

http://cirurgiaplasticafoz.com.br/blog/

Site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: 

http://www2.cirurgiaplastica.org.br

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp