Próteses de silicone prejudicam o rastreio do câncer de mama?

Próteses de silicone prejudicam o rastreio do câncer de mama?

No mês de outubro, Dr. Kelson Kawamura explica que a prótese de silicone não causa câncer de mama e não prejudica o rastreio do câncer.

Uma pergunta frequente é se a prótese de silicone prejudica a realização de exames preventivos do câncer de mama e o cirurgião plástico, Dr. Kelson Kawamura, explica que não há qualquer relação entre câncer de mama e prótese de silicone. Inclusive, há alguns anos o INCA publicou sobre não existir conexão entre a mamoplastia e o câncer de mama. “A prótese é posicionada no corpo de uma maneira que não atrapalhe o autoexame ou a mamografia, assim não existe o risco de algo passar despercebido. Em relação ao aparecimento dos tumores, é importante esclarecer que são relacionados ao histórico de saúde familiar, idade e a frequência com que a paciente realiza o autoexame e acompanhamento médico, não se tem prótese mamária.” Explica

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A avaliação realizada em pessoas com silicone segue o mesmo ritmo das outras mulheres: o Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia a partir dos 40 anos uma vez a cada dois anos; a partir dos 60 anos, ela deve ser realizada todos os anos. A consulta com o ginecologista, com exame preventivo, deve ser realizada anualmente mesmo em mulheres mais novas. “A paciente que tem implante de silicone fará consultas rotineiras de pós-operatório, tanto com o cirurgião plástico quanto com o ginecologista, nas quais os implantes serão avaliados o que favorece a prevenção de qualquer efeito adverso. “ Finaliza.

Quer saber mais sobre outros assuntos? Então acesse o link abaixo:

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp